TV Digital: Definição técnica dos termos HDTV, Conversor set-top box e aparelhos Full HD

Já ouvimos muito falar sobre a TV Digital no Brasil e hoje, o sinal digital já funciona em muitas cidades brasileiras. Com acesso à TV Digital, as imagens dos canais serão transmitidas agora em alta definição, ou seja, transmitidas no formato Full HD. Sem contar que o telespectador terá acesso a imagens mais nítidas, sem chuviscos.

Mas ainda os telespectadores encontram muitas dúvidas em relação à TV Digital, como por exemplo, uma série de termos e de siglas que acabam surgindo no meio do assunto, como o que significa a definição técnica dos termos HDTV, Conversor set-top box e aparelhos Full HD. Conheça aqui o que significa cada termo:

– HDTV

HDTV é uma abreviatura do termo “High Definition Television”, que nada mais é do que televisão em alta definição, o principal conceito da televisão digital. Uma alta definição é de 720 ou 1080 linhas horizontais das imagens transmitidas e recebidas. Sem contar que na TV Digital o áudio possui também alta qualidade e pode ser transmitido e recebido em seis canais, assim como nos cinemas e nos sistemas de home theater.

– Conversor set-top box

Um conversor set-top box é o equipamento que terá que ser conectado às televisões que não tem um sintonizador digital, para que assim, o sinal possa ser convertido pelo aparelho. Alguns deles possuem um gravador de vídeo digital integrado que permite capturar a programação para ser visualizada assim que o telespectador quiser.

– Aparelhos Full HD

Os aparelhos Aparelhos Full HD são conhecidos também como Hight Definition TV ou então, televisão de alta definição, aparelhos que são capazes de reproduzir as imagens com uma definição de 720 ou 1080 linhas horizontais. E além deles conseguirem reproduzir o sinal digital em alta definição, também podem exibir a melhor resolução de discos Blue-Ray ou HD-DVD e DVDs de alta definição.

Como escolher a definição

No caso do HDTV, para uma boa escolha do seu aparelho é preciso levar em conta a quantidade de linhas e de pontos que formam a imagem na tela, ou melhor, a resolução. Esse é o número que define a fidelidade aos detalhes transmitidos através do sinal digital.

Em lojas você encontra aparelhos de 720 e 1080 linhas, por isso definir o uso do aparelho antes de comprar é fundamental. Então, se você costuma assistir Blu-ray não será capaz de reproduzir o vídeo em no máximo de sua resolução, utilizando um equipamento de 720 linhas. Por isso, verificar se o seu reprodutor de DVD, Blu-Ray ou vídeo game é compatível com a definição do aparelho que você escolheu, se torna necessário. 

Já o Full HD é a resolução máxima que o seu televisor poderá alcançar, só que além de todos os detalhes técnicos, você vai precisar considerar o espaço disponível na sua sala para poder instalar a TV Full HD. Por exemplo, uma tela de 47” exigirá que você tenha, pelo menos, 3 metros de distancia do aparelho para poder usufruir toda a qualidade que é oferecida e não cansar a sua vista.

Agora, antes de comprar um conversor, certifique-se se ele é compatível com sua televisão. Algumas funções do aparelho são muito úteis, como: o padrão digital é widescreen 16:9, uma TV comum vai reproduzir as imagens com duas barras pretas, sendo uma em cima e a outra em baixo. Então, se o equipamento dispõe da opção para trocar a tela para o formato 4:3, a TV comum será capaz de reproduzir a imagem sem estas barras.

Para as pessoas que possuem TVs convencionais, é importante também que o equipamento faça a conversão para o sinal analógico. Vale observar se, mesmo com a recepção, a qualidade total da imagem só vai ser aproveitada se o consumidor possui uma TV HD. Já se possuírem uma TV HD, será necessário observar se o conversor oferece os recursos específicos para esta tecnologia.

O esperado é que até 2016 a TV analógica já tenha sido extinta aqui no Brasil. para não restar mais dúvidas sobre a TV Digital, deixe a sua pergunta em nosso site que em breve entraremos em contato!