Vantagens da TV Digital

Atualmente são lançados novos produtos e tecnologias continuamente e a TV não é uma exceção. Por um longo período o sistema analógico era a única opção de transmissão, mas hoje, com novas tecnologias de ponta, chegamos a TV digital. Conheça aqui, as vantagens da TV Digital.

Primeiramente, a vantagem mais valiosa da transmissão digital é a qualidade de imagem mais melhorada. Já pensou em ter uma imagem semelhante a de um DVD, sem chuviscos, chiados e outros problemas? Com a TV digital você pode!

Isso sem contar na qualidade de som que é transmitido pela TV digital, que dá um salto em relação à analógica, pois oferece a possibilidade de ter em casa um som de cinema. Isso sem contar que você não precisa ter uma televisão em casa para poder ver as transmissões digitais, pois a TV digital poderá ser assistida em celulares e em computadores. E mesmo que você esteja no carro, trem, ônibus não perderá a qualidade, devido ao movimento.

Além disso, outra grande vantagem é a possibilidade de interatividade, graças a maior largura da banda de transmissão, que permite às emissoras obter dados mais precisos de audiência, enquetes, realização de compra de produto e muitos outros. 

Qual a melhor vantagem da TV Digital? 

Entre as vantagens da TV Digital, podemos dizer que a melhor delas é o fato de não perder a qualidade do sinal, ou seja, não haver perdas em termos de qualidade, pois o número de linhas horizontais no canal de recepção é superior a 400, mesmo no modo SDTV, idêntico ao proveniente do canal de transmissão.

Isso enquanto que nos sistemas analógicos, devido as perdas, a definição dos transmissores atingem somente 330 linhas horizontais, ocorrendo uma perda de 50%. Mas vale observar que a transmissão digital propicia uma recepção sempre de alta qualidade, onde se exige condições de cobertura muito mai críticas.

Você pode observar também que a transmissão digital da TV é binária, com uma excelente ou nenhuma recepção, sem estado intermediário. Não importa o quanto se tenha gasto no aparelho de TV, o que importa é a fonte, pois a imagem será tão boa como o sinal da fonte da qual é recebido. 

É importante ter uma TV digital? 

Você precisa saber que com a TV digital você terá uma imagem melhor do que a da TV analógica. Isso além de vantagens como a interatividade, portabilidade, multiprogramação e a mobilidade, fora que as emissoras poderão transmitir mais do que um programa simultaneamente ou então em diferentes tomadas de uma mesma cena. Assim, você poderá ter uma melhor escolha, entre outros benefícios.

A TV digital é uma realidade no mundo inteiro, claro que em alguns ainda está em fase de avanço e incipientes em outros, mas já é uma realidade. Assim como foi uma novidade a chegada da TV colorida no país, pouco a pouco emissoras, fabricantes, lojas e inclusive, a população estão se adaptando ao novo sistema de TV. Espera-se que com esse novo sistema, formas e regulamentos façam valer o ideal de televisão, culturas locais, promoção da educação, problemáticas da sociedade e outros. 

A imagem digital é melhor do que a analógica?

Com certeza a imagem digital é melhor do que a imagem analógica, como já foi falado acima. A imagem digital acaba com interferências, ruídos, fantasmas e o sinal HDTV possui uma definição Full HD com 1080 linhas, com aspecto de tela widescreen 16:9 com uma capacidade de áudio 5.1, enquanto que a TV analógica são apenas 525 linhas e tela de 4:3.

Entre as vantagens da TV Digital, pode-se dizer que ela possui:

  • Melhor imagem: a nitidez apresentada pela TV digital pode ser até 12,6 vezes melhor do que no sinal analógico;
  • Som: o som é do tipo surround na TV digital, com até cinco canais de áudio (mesmo sistema de home theaters);
  • Definição: com a transmissão digital você terá o mesmo formato das telas do cinema, ou seja, widescreen, proporção 16:9.

Os novos serviços oferecidos aos telespectadores não podem ser oferecidos com sistema analógico, como acesso à internet, jogos eletrônicos, sistemas computacionais, gravação de programas e as recepções móveis, que estão entre as vantagens da TV Digital.

TV Digital: Definição técnica dos termos HDTV, Conversor set-top box e aparelhos Full HD

Já ouvimos muito falar sobre a TV Digital no Brasil e hoje, o sinal digital já funciona em muitas cidades brasileiras. Com acesso à TV Digital, as imagens dos canais serão transmitidas agora em alta definição, ou seja, transmitidas no formato Full HD. Sem contar que o telespectador terá acesso a imagens mais nítidas, sem chuviscos.

Mas ainda os telespectadores encontram muitas dúvidas em relação à TV Digital, como por exemplo, uma série de termos e de siglas que acabam surgindo no meio do assunto, como o que significa a definição técnica dos termos HDTV, Conversor set-top box e aparelhos Full HD. Conheça aqui o que significa cada termo:

– HDTV

HDTV é uma abreviatura do termo “High Definition Television”, que nada mais é do que televisão em alta definição, o principal conceito da televisão digital. Uma alta definição é de 720 ou 1080 linhas horizontais das imagens transmitidas e recebidas. Sem contar que na TV Digital o áudio possui também alta qualidade e pode ser transmitido e recebido em seis canais, assim como nos cinemas e nos sistemas de home theater.

– Conversor set-top box

Um conversor set-top box é o equipamento que terá que ser conectado às televisões que não tem um sintonizador digital, para que assim, o sinal possa ser convertido pelo aparelho. Alguns deles possuem um gravador de vídeo digital integrado que permite capturar a programação para ser visualizada assim que o telespectador quiser.

– Aparelhos Full HD

Os aparelhos Aparelhos Full HD são conhecidos também como Hight Definition TV ou então, televisão de alta definição, aparelhos que são capazes de reproduzir as imagens com uma definição de 720 ou 1080 linhas horizontais. E além deles conseguirem reproduzir o sinal digital em alta definição, também podem exibir a melhor resolução de discos Blue-Ray ou HD-DVD e DVDs de alta definição.

Como escolher a definição

No caso do HDTV, para uma boa escolha do seu aparelho é preciso levar em conta a quantidade de linhas e de pontos que formam a imagem na tela, ou melhor, a resolução. Esse é o número que define a fidelidade aos detalhes transmitidos através do sinal digital.

Em lojas você encontra aparelhos de 720 e 1080 linhas, por isso definir o uso do aparelho antes de comprar é fundamental. Então, se você costuma assistir Blu-ray não será capaz de reproduzir o vídeo em no máximo de sua resolução, utilizando um equipamento de 720 linhas. Por isso, verificar se o seu reprodutor de DVD, Blu-Ray ou vídeo game é compatível com a definição do aparelho que você escolheu, se torna necessário. 

Já o Full HD é a resolução máxima que o seu televisor poderá alcançar, só que além de todos os detalhes técnicos, você vai precisar considerar o espaço disponível na sua sala para poder instalar a TV Full HD. Por exemplo, uma tela de 47” exigirá que você tenha, pelo menos, 3 metros de distancia do aparelho para poder usufruir toda a qualidade que é oferecida e não cansar a sua vista.

Agora, antes de comprar um conversor, certifique-se se ele é compatível com sua televisão. Algumas funções do aparelho são muito úteis, como: o padrão digital é widescreen 16:9, uma TV comum vai reproduzir as imagens com duas barras pretas, sendo uma em cima e a outra em baixo. Então, se o equipamento dispõe da opção para trocar a tela para o formato 4:3, a TV comum será capaz de reproduzir a imagem sem estas barras.

Para as pessoas que possuem TVs convencionais, é importante também que o equipamento faça a conversão para o sinal analógico. Vale observar se, mesmo com a recepção, a qualidade total da imagem só vai ser aproveitada se o consumidor possui uma TV HD. Já se possuírem uma TV HD, será necessário observar se o conversor oferece os recursos específicos para esta tecnologia.

O esperado é que até 2016 a TV analógica já tenha sido extinta aqui no Brasil. para não restar mais dúvidas sobre a TV Digital, deixe a sua pergunta em nosso site que em breve entraremos em contato!