Diferenças da TV Digital e TV Analógica

Você sabia que a televisão chegou no Brasil há mais de sessenta anos? Em 1950, quando foi inaugurado em São Paulo o primeiro canal de TV do país, ninguém acreditava que existiria pelo menos uma televisão colorida em casa residência. Há poucos anos atrás também, ninguém imaginava que a TV Digital chegaria a se popularizar, não é verdade? Conheça aqui, as diferenças da TV Digital e TV Analógica. 

Mas o que é TV Digital?

Para entender melhor as diferenças da TV Digital e TV Analógica, vamos especificar o que é a televisão digital. A primeira diferença que você percebe na TV digital é a resolução, pois enquanto a TV analógica trabalha com cerca de 480 linhas horizontais, a TV digital trabalha com 1080. Ou seja, cada imagem transmitida terá bem mais pontos e você perceberá uma qualidade de imagem parecida com a do monitor do seu computador.

Assim, a comparação entre uma e outra é quase impossível, uma vez que, mesmo com o pior monitor, a imagem pode ser até três vezes melhor do que a televisão analógica. Você pode ter uma noção ao se acostumar com a resolução da imagem do seu monitor e ir assistir uma programação na sua televisão, pois perceberá que a imagem da televisão analógica é um tanto menos nítida.

Mas não é somente na imagem que percebemos essa diferença. No áudio a diferença é grande também, pois enquanto a TV analógica trabalhava com dois canais, estéreo, de áudio ou um canal, mono, a TV digital é capaz de suportar até seis canais (Dolby Digital). Outra diferença bem aparente está no formato da imagem. O formato do sistema digital é o widescreen, que possui uma proporção 16:9, bem parecida com a tela de cinema e bem diferente do padrão analógico, que é de 4:3.

As diferenças da TV Digital e TV Analógica 

Além de uma qualidade de imagem e de som superior ao da televisão analógica, a TV digital permite a interatividade e oferece novos serviços. Mesmo que essas diferenças sejam fundamentais, a TV digital continua a lidar com informações de áudio e vídeo, mas agora os dados passam a ser manipulados em forma digital. Esse sistema que manipula os fluxos de áudio e vídeo é chamado de sistema multimídia, ou seja, ele é capaz de lidar com mais de um tipo de mídia. 

Assim, a TV analógica não pode ser considerada, ao contrário da TV digital, como um sistema multimídia, pois ela não trabalha com mídias digitais.

Entenda mais a TV digital

A TV digital chegou no Brasil em 2007 e está ganhando cada vez mais espaço, isso porque ela proporciona uma qualidade superior de imagem e som em relação à TV analógica. Caso você tenha uma TV analógica e queira transforma-la em digital, não será necessário comprar outra TV, que seja digital. Basta adquirir um conversor digital e conecta-lo na entrada para DVD do seu aparelho de televisão.

No mercado, já estão disponíveis aparelhos de televisão que são compatíveis com o sinal de alta definição, as televisões Full HD. E para que você possa usufruir das vantagens da transmissão em alta definição, é preciso que você adquira uma televisão Full HD já com um conversor embutido.

Note que ao ir a uma loja para comprar uma televisão, você vai notar que existem quatro possibilidades diferentes: aparelhos analógicos, os aparelhos prontos para digital, aparelhos prontos para HDTV e os aparelhos HDTV integrados.

Entre as principais diferenças da TV Digital e TV Analógica, você vai perceber que a TV digital oferece uma imagem muito melhor do que na analógica, além de vantagens como mobilidade, portabilidade, interatividade e multiprogramação. Trocar a sua TV analógica por uma digital é como trocar uma TV em preto e branco por uma colorida.

Se você ainda possui dúvidas sobre as diferenças da TV Digital e TV Analógica, acesse nosso fórum em http://www.tvacabo.org/forum/!