Como economizar energia

Como economizar energiaMais uma vez estamos preocupados com o consumo de energia e isso se deve não apenas pelo desabastecimento dos rios, o que faz com que se gere menos energia, mas também com o aumento da conta. Sendo assim, economizar energia é nosso dever.

E ter uma TV a cabo em casa implica em querer ficar horas na frente dela vendo os programas favoritos. Sendo assim, o jeito é economizar energia de outras maneiras, já que deixar de ver os melhores programas está fora de cogitação.

Por isso é preciso adotar algumas medidas simples que podem ajudar a reduzir o consumo e também evitar surpresas desagradáveis na conta.

1 – Troque suas lâmpadas

Se você ainda usa lâmpadas incandescentes, saiba que, apesar delas serem mais baratas, consomem muito mais energia e duram bem menos. Por isso, a orientação é que elas sejam trocadas por lâmpadas fluorescentes, ou ainda melhor, por lâmpadas de LED. Assim a economia no consumo pode chegar a 80%.

2 – Apague as luzes

Nada de deixar a luz acesa enquanto não estiver no cômodo, mesmo que for ficar fora dele por apenas 10 minutos. Ao sair, apague a luz.

3 – Aproveite a iluminação natural

Durante o dia não há a necessidade de acender as luzes, até porque o sol se encarrega de iluminar os ambientes. Deixar as janelas abertas é o mais indicado não apenas para iluminar, mas também para ajudar o ar a circular dentro da sua casa.

Se estiver desenvolvendo o projeto da sua casa, lembre-se de aproveitar ao máximo a iluminação natural.

4 – Esqueça o stand by

Deixar aparelhos na tomada ligados em modo de stand by (espera) pode elevar o consumo de energia em até 12%, por isso, enquanto não os estiver usando, desligue completamente. Isso pode ser usado no micro-ondas, DVD, televisão e até mesmo em roteadores, quando não estiverem em uso.

5 – Use corretamente o ar condicionado

Em dias muitos quentes, ele é praticamente indispensável, mas para que seja usado é preciso que as portas e janelas do ambiente permaneçam fechadas a fim de não haver a troca do ar e ele precisar trabalhar mais do que o necessário.

A potência também deve estar adequada ao tamanho do ambiente e a limpeza deve ser feita com regularidade para que as grades não fiquem sujas e a ventilação não seja bloqueada.

6 – Atente-se ao uso do freezer e da geladeira

Ficar abrindo a porta do freezer ou geladeira toda hora faz com que o motor tenha que trabalhar mais, por isso pense com a porta fechada do que vai precisar e depois abra e pegue tudo de uma vez.

Ela também deve ficar afastada da parede e longe do sol e do fogão para que a temperatura não seja aumentada. Internamente, as prateleiras não devem ser cobertas, pois isso dificulta a passagem do ar. Os alimentos devem ser guardados depois de esfriarem.

7 – Economize com a máquina de lavar e ferro de passar

Esses dois equipamentos devem se ligados quando já existe uma certa quantidade de roupas acumuladas. Nada de ligar a máquina para lavar apenas uma peça. Junte uma quantia maior e lave de uma única vez.

O mesmo é válido na hora de passar as roupas: espere que elas se acumulem um pouco e passe de uma vez só.

8 – Fique de olho nas instalações elétricas

As instalações malfeitas podem comprometer os aparelhos eletrônicos e também aumentar o consumo de energia. Por isso é preciso verificar se os fios não estão desencapados e se as emendas estão bem-feitas e isoladas.

9 – Avalie a opção de energia solar

Essa é uma boa alternativa para aproveitar a luz do sol e ainda garantir uma economia na conta de energia. Por isso, sempre que for possível, opte por esse tipo de energia e até mesmo por telhados verdes que diminuem o uso do ar condicionado.

10 – Chuveiro

A maioria das pessoas possui chuveiro elétrico e ele é um dos grandes vilões da conta de energia. Para reduzir o consumo, evite banhos demorados e mantenha a chave na posição correta. Se os dias estão quentes, deixe na opção de verão, assim pois o consumo é menor.

Com um pouco de conscientização você consegue economizar energia e ainda dinheiro, já que sua conta chegará mais barata.